Governo se dispõe a discutir quebra de patentes
O governo de Jair Bolsonaro sinalizou que está disposto a discutir a suspensão de patentes de vacinas contra a Covid na OMC. Na quarta-feira (5), o governo de Joe Biden...
O governo de Jair Bolsonaro sinalizou que está disposto a discutir a suspensão de patentes de vacinas contra a Covid na OMC.
Na quarta-feira (5), o governo de Joe Biden anunciou apoio à derrubada das patentes. No dia seguinte, a Comissão Europeia disse que está “aberta a discutir” a medida. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, cogitou a possibilidade de o Brasil adotar o posicionamento.
Em uma nota publicada nesta sexta-feira (7) pelos ministérios das Relações Exteriores, da Economia, da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações, o governo disse que a flexibilização de posições dos EUA e de demais parceiros na OMC poderá contribuir para os esforços internacionais em resposta ao coronavírus.
“Na OMC, o Brasil continuará a trabalhar com o conjunto dos membros da Organização para a construção de solução consensual e cooperativa que viabilize a aceleração da produção e disseminação de vacinas contra a Covid-19 no menor prazo possível.”
No mês passado, o Brasil anunciou que iria patrocinar uma proposta de “terceira via” junto com Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Nova Zelândia, Noruega e Turquia.
“[A decisão dos EUA de apoiar a suspensão de patentes] poderá, em particular, facilitar a implementação das propostas da ‘terceira via’, que visam a aumentar e diversificar a produção e disseminação de vacinas, principalmente em países em desenvolvimento, com melhor utilização de capacidade ociosa.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)