Governo reconhece estado de emergência na cidade do Rio
O Ministério da Integração Regional reconheceu a situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 15. Decisão foi publicada...
O Ministério da Integração Regional reconheceu a situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 15. Decisão foi publicada no Diario Oficial.
A capital fluminense foi atingida por fortes chuvas no último final de semana. Até o momento há registro de 11 mortos no estado e uma pessoa desaparecida.
O reconhecimento da situação de emergência permite à prefeitura do Reio solicitar verbas da União para ações emergenciais como compra de alimentos, água potável e combustível para veículos. Já o valor a ser repassado pela União à prefeitura depende do plano de trabalho que será apresentado.
Abastecimento de água
O temporal que caiu sobre o Rio de Janeiro no fim de semana afetou de forma severa o sistema de abastecimento de água na região metropolitana, dependente de estações de tratamento e rios localizados na Baixada Fluminense. A orientação à população ainda nesta segunda-feira (15) é que faça uso consciente de água e evite desperdícios.
Segundo a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), foi preciso reduzir drasticamente a capacidade da Estação de Tratamento do Guandu, responsável pelo fornecimento de água para cerca de 11 milhões de pessoas. Por volta das 15h de domingo, a estação funcionava com apenas 19% da capacidade, por conta das alterações na água captada.
Na manhã desta segunda, a operação foi intensificada e chegou a 78%. De acordo com a Cedae, técnicos seguem monitorando as condições da água bruta, e a operação da estação será retomada assim que o manancial voltar à normalidade.
Também localizada na Baixada, a Estação de Tratamento Água de Japeri teve seu funcionamento totalmente interrompido desde a tarde de domingo, por causa da elevação do nível do rio e das alterações na qualidade da água bruta.
A concessionária de distribuição Águas do Rio comunicou na manhã desta segunda-feira (15) que a situação das estações de tratamento impacta diretamente a distribuição de água. Em Japeri, por exemplo, o abastecimento em todo o município está suspenso.
A situação também afeta a distribuição de água para lares e estabelecimentos no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
*Com informações da Agência Brasil
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)