Governo quer aumentar para 25% mistura de biodiesel no diesel
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo pretende chegar a 25% a mistura de biodiesel no diesel. Silveira, no entanto, não informou qual a projeção...
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quarta-feira, 10, que o governo federal pretende chegar a 25% a mistura de biodiesel no diesel. Silveira, no entanto, não informou qual a projeção de tempo para que esse percentual seja atingido. De acordo com Silveira, isso será por meio de um projeto de lei “combustível do futuro”.
Atualmente, a mistura está em 12% e a partir de março passa a ser de 14%. Para 2025 o governo projeta 15% de biodiesel no diesel.
Do que trata o projeto do biodiesel?
O projeto de lei “combustível do futuro” foi entregue pelo governo ao Congresso em setembro do ano passado. A Proposta cria um conjunto de iniciativas para a redução das emissões de gases de efeito estufa e estímulo ao uso e produção de biocombustíveis.
Os temas convergem para a descarbonização da matriz energética de transportes, para industrialização do país, e para o incremento da eficiência energética dos veículos.
O texto propõe a integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).
A metodologia a ser adotada é a de Avaliação do Ciclo de Vida completo do combustível (do poço à roda) para avaliar as emissões dos diversos energéticos utilizados nos modais de transportes, que inclui as etapas de geração de energia, extração, produção e uso do combustível. Essa integração tem o objetivo de mitigar as emissões de gás carbônico equivalente com melhor custo-benefício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)