Governo Lula exonera presidente da Biblioteca Nacional que premiou Daniel Silveira
O governo Lula exonerou o cientista político Luiz Carlos Ramiro Júnior (foto) da presidência da Fundação Biblioteca Nacional nesta segunda-feira (2). Ele estava no cargo desde março...
O governo Lula exonerou o cientista político Luiz Carlos Ramiro Júnior (foto) da presidência da Fundação Biblioteca Nacional nesta segunda-feira (2). Ele estava no cargo desde março e substituiu o olavista Rafael Nogueira. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
No período em que presidiu a FBN, Ramiro Júnior se envolveu em polêmicas com os servidores da instituição. Uma das principais ocorreu em julho, quando a Fundação Biblioteca Nacional entregou a Medalha da Ordem do Mérito do Livro a bolsonaristas sem histórico de contribuições para a causa do livro, como o deputado federal Daniel Silveira (PTB).
Na ocasião, a Associação dos Servidores da Biblioteca Nacional (ASBN) divulgou uma nota com críticas a Ramiro. A ASBN se posicionou contra a homenagem e se referiu a Silveira com um “político (Daniel SIlveira) completamente desvinculado da causa do livro, da leitura e da cultura, e infame por seus seguidos ataques às instituições democráticas”. Além da associação, imortais da Academia Brasileira de Letras também expressaram indignação, chegando a devolver suas medalhas.
Ainda hoje outras saídas na área da cultura foram publicadas no DOU, como as de: Larissa Rodrigues Peixoto Dutra do cargo de presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) João Carlos Nara Júnior do cargo de diretor-executivo da Fundação Biblioteca Nacional Pedro Machado Mastrobuono do cargo de presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) Jessica Pinto Lima do cargo de secretária nacional de Direitos Autorais da Secretaria Especial de Cultura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)