Governo federal lança carteira nacional de identidade
O governo federal anunciou a criação da carteira nacional de identidade unificada (foto) em todo o país. A medida consta de decreto assinado na tarde desta quarta-feira (23) por Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto...
O governo federal anunciou a criação da carteira nacional de identidade unificada (foto) em todo o país. A medida consta de decreto assinado na tarde desta quarta-feira (23) por Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto, registra a Agência Brasil.
O novo RG usará o número do CPF como identificação única dos cidadãos. Sua emissão será gratuita, e os institutos de identificação terão até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor em 1º de março.
Segundo o governo, os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. Além do documento físico emitido em papel, será possível acessar a nova identidade no formato digital.
“Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar”, afirmou Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)