Governo estuda usar leilões do pré-sal para amortecer aumento da gasolina
A equipe econômica discute nesta segunda-feira com o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras a criação de um colchão tributário para amortecer aumentos elevados no preço da gasolina diante de altas expressivas do barril do petróleo e do dólar. Uma das propostas que serão discutidas...
A equipe econômica discute nesta segunda-feira com o Ministério de Minas e Energia e a Petrobras a criação de um colchão tributário para amortecer aumentos elevados no preço da gasolina diante de altas expressivas do barril do petróleo e do dólar.
Uma das propostas que serão discutidas, segundo Valdo Cruz, do G1, é usar a geração de novas receitas para bancar o colchão, “o que pode ser feito com recursos de leilões do petróleo do pré-sal, que devem ser feitos a partir do acordo da cessão onerosa com a Petrobras”.
“Na época da capitalização da empresa, no governo petista, a estatal ganhou campos do pré-sal para explorar em troca de ações entregues à União. Só que essas reservas se mostraram bem maiores do que o previsto. Uma parte será devolvida à União, que vai leiloá-la. Especialistas apontam que o governo pode arrecadar no mínimo R$ 50 bilhões com esses leilões.
O fim do reajuste diário de preço dos combustíveis começa a ganhar adesão até no mercado financeiro e entre economistas, o que deve facilitar as discussões sem grandes prejuízos para a Petrobras.”
Para amortecer alta da gasolina, governo estuda criar imposto flutuante
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)