Governo deve demarcar 14 terras indígenas neste ano, diz Sonia Guajajara
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (foto), indicou que o governo tem o plano de demarcar 14 terras indígenas ainda em seu seu primeiro ano...
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (foto), indicou que o governo tem o plano de demarcar 14 terras indígenas ainda em seu seu primeiro ano. Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, a ministra garantiu que as primeiras devem acontecer até o início de abril, na marca de 100 dias de governo.
Sonia disse que “a demarcação de terras indígenas no Brasil é crucial, é um passivo do Estado brasileiro para com os povos indígenas”. Ela considera o atual montante de território reservado para terras indígenas como aquém do desejado. “Eu tenho dito ‘somente 13% do território nacional’. Nós precisamos avançar.”
A ideia é fazer um contraponto à política de Jair Bolsonaro sobre o tema. Pouco afeito às políticas de povos originários, o ex-presidente não demarcou nenhuma terra indígena durante seu mandato — algo inédito desde a redemocratização — e considerava o montante já demarcado como excessivo. Ele também criticou possíveis mudanças na regra de demarcação que estão sendo julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)