Governador de Roraima entra na mira do TSE
Julgamento de cassação do governador Antonio Denarium vai acontecer nesta terça-feira às 19h
O Tribunal Superior Eleitoral deve julgar nesta terça-feira 13, às 19h, o pedido de cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). Ele é acusado de usar programas sociais como “Cesta da Família” e “Morar Melhor” para ter vantagem nas eleições de 2022.
A ministra Isabel Gallotti, responsável pelo caso, solicitou que a ação por abuso de poder econômico fosse incluída na pauta em 1º de agosto. O processo, registrado no TSE em 8 de maio, tem parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) para a manutenção da cassação.
Denarium foi cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por abuso de poder político e econômico. O julgamento no TSE diz respeito à terceira cassação. Se decisão da corte regional for confirmada, Denarium perderá imediatamente o cargo e ficará inelegível por oito anos. Com isso, haverá novas eleições para o governo de Roraima.
A última decisão do TRE-RR, que cassou o mandato de Denarium, foi tomada com 5 votos a 2, com a relatora, desembargadora Tânia Vasconcelos, ressaltando a ausência de justificativa para a transferência de recursos a municípios sem necessidade emergencial, como no caso de Rorainópolis. Além dos processos de cassação, o governador enfrenta uma crise política no estado com vários pedidos de impeachment.
Governdor foi reeleito em 2022
O atual governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), foi reeleito no primeiro turno. Ele obteve 56,51% dos votos. Teresa Surita (MDB) ficou em segundo lugar, com 41,13%.
Ambos travaram no estado uma disputa não apenas pelo voto, mas pelo vínculo com Jair Bolsonaro. O presidente apoiou Denarium em sua eleição em 2018, quando o candidato do PP não tinha experiência alguma no cargo. Em 2022, o PL se juntou à maquina da campanha de Teresa Surita, comandada pelo seu ex-marido, o ex-senador Romero Jucá — que hoje busca uma vaga no Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)