Google lança ferramenta para excluir dados pessoais da busca
Saiba como proteger sua privacidade com o novo recurso do Google para exclusão de dados pessoais na busca. Entenda como funciona e siga nosso passo a passo para solicitar a remoção de informações sensíveis.
Em um cenário digital cada vez mais conectado, a privacidade das informações torna-se pauta relevante. Um exemplo disso é o Google, que passou a disponibilizar um recurso para aqueles que desejam ter seus dados pessoais excluídos dos resultados de pesquisa.
Como funciona a exclusão
Desenvolvido em 2022, o formulário de exclusão de dados do Google tem por intuito proteger ainda mais a privacidade dos usuários. Nele, é possível solicitar a remoção de informações sensíveis como CPF, telefone, e-mail e até endereço.
O serviço não para por aí. Além dos dados pessoais, o formulário pode ser utilizado para excluir conteúdos que possam causar prejuízos aos usuários, como fotos e vídeos íntimos não autorizados, imagens de abuso infantil, pornô de vingança, entre outros.
Após a solicitação, o pedido é analisado pela empresa. A decisão de remoção do conteúdo fica a critério do Google, que pode negar pedidos que comprometam o acesso de terceiros à informação, como links de sites governamentais ou oficiais.
Pedido de exclusão: passo a passo
Para solicitar a exclusão de dados do Google, é simples:
1. Primeiramente, é necessário acessar o formulário de exclusão de dados;
2. Em seguida, escolha a opção “O conteúdo contém suas informações pessoais” e informe seu país de residência;
3. Informe mais dados sobre o que está exposto na busca;
4. Preencha os dados de contato e mais informações sobre o conteúdo como links, termos de busca, capturas de tela, etc;
5. Clique em “Enviar”.
Informações adicionais sobre a remoção de dados
Em relação ao tipo de dados que podem ser excluídos, é disponibilizada uma lista que inclui: endereço, números de telefone e/ou e-mail, números confidenciais de documentos de identidade, conta bancária ou número de cartão de crédito, imagens de assinatura manuscrita ou de documento de identificação, históricos médicos, credenciais de login, entre outros.
Para cada opção, o Google apresenta uma nova etapa em que é necessário fornecer dados de contato (nome, país e e-mail). É permitido aos usuários anexar até 1.000 URLs de sites ou de resultados de busca que exibem os dados pessoais para exclusão.
A empresa também questiona se a divulgação desses dados está relacionada a doxxing – prática de compartilhar informações pessoais online para fins maliciosos, ameaças ou assédio.
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