Goiás tem alerta de tempestade de granizo
Tempestades em Goiás podem causar danos sérios. Leia mais sobre os fenômenos meteorológicos esperados e saiba como se prevenir.
O estado de Goiás está sob alerta nesta quarta-feira, dia 16, com previsão de pancadas de chuva e tempestades acompanhadas por rajadas de vento, além da possível ocorrência de granizo. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um aviso para o risco de chuvas intensas, enfatizando a importância de precaução para a população.
Condições Atmosféricas Atualizadas
André Amorim, gerente do Cimehgo, explica que as altas temperaturas combinadas com a umidade vinda do norte do país são condições favoráveis para a formação de áreas instáveis que podem resultar em tempestades severas. “O clima, apesar de algumas chuvas, está abafado, o que facilita a formação de fenômenos atmosféricos intensos. Em algumas localidades, é possível ocorrer granizo, ventos fortes e raios”, comentou Amorim.
Consequências das Chuvas Recentes
Cidades como Doverlândia, Três Ranchos e Santa Helena de Goiás já enfrentaram fortes chuvas recentemente, resultando em transtornos significativos, conforme o Cimehgo. Amorim destaca que estamos entrando na estação chuvosa, aumentando a propensão para tempestades durante este período de transição caracterizado por chuvas irregulares, que requer atenção especial.
Como Se Forma o Granizo
Amorim detalha que o granizo é formado nas nuvens de tempestade que contêm cristais de gelo. “Embora normalmente a chuva caia como água, em certas condições, esses cristais se juntam e formam pedras de gelo que caem devido ao peso das nuvens”, explicou o especialista, alertando que, apesar de esporádico, o granizo pode causar danos e exige cuidados extras.
Previsão para Goiânia e Cidades Vizinhas
Para Goiânia, a previsão do tempo nesta quarta-feira inclui nuvens e pancadas de chuva isoladas. A temperatura deve oscilar entre 19ºC e 32ºC. Outras cidades como Rio Verde, Luziânia, Itumbiara, Ceres e Goianésia também estão no radar para chuvas. A temperatura máxima deve ser registrada em Porangatu, com 37ºC, seguida por Aruanã e Araguapaz, onde os termômetros podem marcar até 36ºC.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)