Gleisi resolveu brigar com as notas da comunidade
A presidente PT disse que o artifício foi usado de forma ‘política’ após ser alertada que propagou informação imprecisa sobre a reunião do Copom

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, achou um novo inimigo: as Notas da Comunidade do X, antigo Twitter. Em post publicado nesta quinta-feira, 30, Gleisi reclamou do instrumento, afirmando que ele passou a ser utilizado para “disputa política”.
Gleisi reagiu após ser alvo de mais uma nota da comunidade no X. Desta vez, os usuários da rede social usaram o próprio site do Banco Central como referência para confrontar a alegação da presidente do PT de que o responsável pelo aumento de um ponto percentual na taxa básica de juros é Roberto Campos Neto, que deixou o comando do BC no ano passado.
“O sistema de ‘Notas da Comunidade’ no X está sendo utilizado para disputa política. O recurso autoriza que usuários comuns possam inserir e avaliar textos em postagens de terceiros, permitindo a veiculação de desinformação e mensagens enviesadas. Foi o que aconteceu na minha última publicação”, disse a parlamentar.
“A Ata do Copom dos dias 10 e 11 de dezembro de 2024 deixaram bem claro que ocorrerão ‘ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões’. Ou seja, de 1 ponto percentual em janeiro e 1 ponto percentual em fevereiro. A suposta ‘checagem coletiva’ simplesmente ignora essa informação”, reagiu Gleisi.
A verdade que Gleisi não quer ver sobre as notas da comunidade
Na verdade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC apenas informou, em dezembro de 2024, que, mantidas as condições econômicas e expectativas do mercado, seria necessário elevar a Selic em um ponto percentual não apenas naquele mês, mas também nas duas primeiras reuniões de 2025.
Isso foi reafirmado na quarta-feira, 29, quando o Copom anunciou a alta da taxa básica de juros para 13,25% ao ano: “Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião”.
Gleisi reclama de Campos Neto porque não pode reclamar de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para comandar o BC e responsável, junto com seu antecessor, pelos últimos aumentos na taxa básica de juros, feitos para conter a inflação impulsionada pelos gastos irresponsáveis do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
31.01.2025 08:29Gleise fazendo Gleisices. E só, nada de novo nisso.
Maria De Fatima Carvalho Gabriel
30.01.2025 20:01Será que ela é a pessoa certa no lugar errado? Ás vezes penso que ela deveria ser a ministra da fazenda ou presidente do BC.
Claudemir Silvestre
30.01.2025 18:53Como uma mulher IGNORANTE como Gleisi pode ser cogitada para ser Ministra ?? Ela não tem a MENOR CAPACIDADE para ocupar qualquer cargo publico !!
Clayton De Souza pontes
30.01.2025 17:36A Gleisi vai ser memorável como ministra, onde vai continuar a discutir temas relevantes pelo X, sempre torcendo os fatos pra se ajustarem à sua narrativa. E vai fazer novos inimigos