Girão é excluído de debate na disputa pela prefeitura de Fortaleza
“Mesmo o partido Novo tendo 5 parlamentares no Congresso brasileiro e estarmos pontuando bem na pesquisa para prefeito de Fortaleza, eu (ainda como Senador da República ) não fui chamado para o debate", escreveu o candidato e parlamentar do Novo
O Grupo de Comunicação O Povo realiza, nesta terça-feira, 27 de agosto, debate com os candidatos à prefeitura de Fortaleza. O jornal cearense excluiu do debate o candidato do partido Novo, senador Luís Eduardo Girão,
Ao justificar o critério de seleção dos participantes do debate, o jornal escreveu: “Foram convidados a participar do debate apenas os candidatos filiados a partidos políticos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, como prevê a legislação eleitoral”.
O partido Novo cumpre atualmente os pré-requisitos, tendo cinco parlamentares. O deputado Ricardo Salles, porém, filiou-se ao partido Novo após o dia 20 de julho do corrente ano, sendo esta a alegação para a exclusão da participação de Eduardo Girão.
“Mesmo o partido Novo tendo 5 parlamentares no Congresso brasileiro e estarmos pontuando bem na pesquisa para prefeito de Fortaleza, eu (ainda como Senador da República ) não fui chamado para o debate do Grupo de comunicação O POVO para colaborar com nossas ideias para a cidade de Fortaleza. Trata-se de um veículo tradicional cearense quase centenário que tinha uma marca em ser defensor da democracia e da livre opinião”, lamentou Eduardo Girão.
Participam do debate os candidatos André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil), Evandro Leitão (PT), George Lima (Solidariedade), José Sarto (PDT) e Técio Nunes (Psol).
André Fernandes e Capitão Wagner, candidatos de direita que mantém uma boa relação com o Eduardo Girão fizeram vídeo criticando a decisão do jornal e afirmando-se solidários ao candidato do Novo.
Até mesmo Ciro Gomes (PDT), que apoio o candidato à reeleição, o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, opinou sobre o assunto: “nisto o senador tem toda razão! Eu que apoio o prefeito Sarto, acho sadio que todos os candidatos participem dos debates. Só quem tem o que esconder ou é frouxo é que não quer”, escreveu Ciro nas suas redes sociais
Outros políticos que gravaram vídeo de apoio, além dos adversários Wagner e Fernandes foram a ex secretaria do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro, Mayra Pinheiro, o deputado federal do Novo, Marcel Van Hattem e o ex deputado, também filiado ao Novo, Deltan Dallagnol.
“Debate com o povo”
Pouco antes do início do debate do qual não pôde participar, Girão divulgou nas suas redes sociais um vídeo gravado no centro de Fortaleza, respondendo a perguntas feitas por transeuntes.
“Fomos ao centro da cidade fazer um debate diretamente com o povo fortalezense. Dei a oportunidade aos meus conterrâneos de perguntarem suas dúvidas e exporem suas preocupações e desejos para com nossa Capital”, escreveu Girão na legenda do vídeo.
Marina Helena
A candidata à prefeitura de São Paulo pelo partido Novo, Marina Helena, também passou pela mesma situação de ser impedida de participar de um debate, apesar das tentativas dos advogados da legenda de garantir a participação da candidata no encontro.
O departamento jurídico da Band afirmou que o prazo para a contagem dos parlamentares se encerrou no dia 20 de julho – e, naquele momento, o Novo tinha apenas 4 congressistas. O deputado Ricardo Salles (SP), que estava no PL, se filiou ao Novo no dia 2 de agosto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)