Gilson Machado e a ‘sanfona de ouro’
Indicado para comandar interinamente o Ministério do Turismo no lugar de Marcelo Álvaro Antônio, o empresário Gilson Machado Guimarães Neto está longe de ser um mero personagem folclórico, como sugere o apelido de "sanfoneiro de Bolsonaro"...
Indicado para comandar interinamente o Ministério do Turismo no lugar de Marcelo Álvaro Antônio, o empresário Gilson Machado Guimarães Neto está longe de ser um mero personagem folclórico, como sugere o apelido de “sanfoneiro de Bolsonaro”.
Amigo de Jair Bolsonaro desde 2003 e parceiro de pescarias, Gilson Neto chegou ao governo ainda na transição, coordenando as equipes de turismo e meio ambiente. Assumiu o cargo de secretário nacional de Ecoturismo e Cidadania Ambiental, do MMA, onde também exerceu o cargo de secretário de Florestas.
Logo em maio, virou presidente da Embratur, após a queda do antecessor, promovendo em seguida a transformação do “Instituto Brasileiro de Turismo” em “Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo”.
Numa tacada só – via medida provisória -, transformou a autarquia em agência social autônoma, e abocanhou R$ 600 milhões do orçamento do Sebrae Nacional. A capacidade de articulação política chamou a atenção de Jair Bolsonaro, que passou a prestigiar o amigo em suas lives, provocando ciúmes em Marcelo Álvaro.
Gilson Neto também se aproximou de Eduardo Bolsonaro e Ricardo Salles, com quem foi flagrado pela Crusoé em animada conversa num famoso bar de Fernando de Noronha. À comitiva, juntou-se posteriormente Flávio Bolsonaro.
O grupo compartilha do ideário de desenvolvimento do turismo em áreas de preservação ambiental, especialmente através de resorts e cassinos, o que anima o lobby da construção civil.
O próprio Gilson é dono de uma pousada (Villas Taturé) numa praia em São Miguel dos Milagres (AL). Em 2016, ele foi autuado por descumprir notificação de retirada de tendas durante a noite, como consta do plano de manejo da APA local. A regra é para proteger a desova de tartarugas.
No ano passado, o analista ambiental Iran Normande, responsável pela autuação, foi exonerado da chefia da APA Costa dos Corais. Em março deste ano, o ICMBio extinguiu a multa.
Membro do trade turístico da Rota dos Milagres (AL) e do Convention Bureau de Maragogi (AL), Gilson Machado Neto é sobrinho do ex-deputado federal constituinte e usineiro Gilson Machado Guimarães Filho, próximo do ex-presidente João Figueiredo.
O tio do novo ministro do Turismo presidiu a Cooperativa dos Usineiros do Açúcar e do Álcool de Pernambuco. Em 1992, foi um dos 38 parlamentares contrários ao impeachment de Fernando Collor de Mello.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)