General Júlio Cesar de Arruda assume comando do Exército
Indicado por Lula, o general Júlio Cesar de Arruda assumiu nesta sexta-feira (30) o comando do Exército no lugar do general Marco Antônio Freire Gomes...
Indicado por Lula, o general Júlio Cesar de Arruda assumiu nesta sexta-feira (30) o comando do Exército no lugar do general Marco Antônio Freire Gomes.
A antecipação da troca de comando do Exército foi acertada entre o atual ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e o futuro titular da pasta José Múcio Monteiro, como forma de tentar desmobilizar os militantes bolsonaristas que ainda estão concentrados na porta dos GQs do Exército.
A nomeação do general Júlio Cesar de Arruda ocorreu na quarta-feira última.
Após a vitória de Lula, militares ligados ao general Marco Antônio Freire Gomes passaram a pressioná-lo para entregar o cargo antes da posse do petista. Apesar de ser considerado um militar moderado, o general Freire Gomes dava indicativos de que não se sentia confortável em ser subordinado ao Ministério da Defesa de Lula.
Por essa razão, após ter sido convidado para ser ministro, José Múcio Monteiro conversou com a atual cúpula do Exército, que concordou em fazer a antecipação da troca de comando. Um movimento semelhante ocorreu também na Marinha e Aeronáutica.
Foi publicado hoje no DOU a exoneração dos atuais comandantes da Marinha e da Aeronáutica e a nomeação dos militares escolhidos pelo presidente eleito Lula (PT) para comandar as duas forças.
Assim, na semana que vem, sairão o almirante Almir Garnier Santos (Marinha) e o tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior (FAB). Assumem o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen e o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, respectivamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)