Garcia: SP libera 2ª dose da Pfizer para grávidas e puérperas que receberam 1ª da AstraZeneca
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse nesta quarta (21) que as grávidas e puérperas no estado que receberam uma 1ª dose de vacina da AstraZeneca poderão receber como 2ª dose a vacina da Pfizer...
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse nesta quarta (21) que as grávidas e puérperas no estado que receberam uma 1ª dose de vacina da AstraZeneca poderão receber como 2ª dose a vacina da Pfizer.
“O governo de São Paulo libera os municípios para aplicarem a 2ª dose da vacina nas gestantes e puérperas que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca”, disse o vice-governador, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
“Portanto, a partir do dia 23 de julho, na próxima sexta-feira, as grávidas e puérperas que tomaram a 1ª dose da vacina AstraZeneca estarão liberadas para tomarem uma 2ª dose da vacina da Pfizer”, acrescentou.
A coordenadora estadual de vacinação, Regiane de Paula, disse que cerca de 9 mil grávidas e puérperas em SP receberam uma 1ª dose da vacina da AstraZeneca.
As grávidas devem receber a dose da Pfizer na mesma data em que receberiam a 2ª dose da AstraZeneca, já que o intervalo recomendado dessas duas vacinas no Brasil é o mesmo (12 semanas).
A decisão contraria orientação do Ministério da Saúde. Ainda não existem estudos conclusivos sobre os riscos e benefícios de combinar doses de vacinas diferentes.
Leia mais: Grávidas que tomaram vacina da AstraZeneca não devem mudar na 2ª dose, diz Saúde
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)