Gabbardo diz que cidade de São Paulo deve chegar à fase verde em 30 dias
João Gabbardo dos Reis, que integra o Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, disse hoje que a capital paulista deve alcançar a fase 4 (verde) do plano de reabertura em um mês...
João Gabbardo dos Reis, que integra o Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, disse hoje que a capital paulista deve alcançar a fase 4 (verde) do plano de reabertura em um mês.
Atualmente, São Paulo está na fase 3 (amarela).
“A previsão é que em 30 dias a capital de São Paulo já esteja na fase verde, com todas as atividades funcionando sem restrição de horário, mas com restrição de capacidade”, afirmou Gabbardo à TV Globo.
“Passando para essa fase verde, além da ocupação, vão ficar com restrições eventos que envolvem aglomerações. Isso só será possível mais adiante, na fase azul”, completou.
Para que a capital avance para a quarta etapa do plano de reabertura, o governo do estado deve fazer mudanças nos critérios atuais — que exigem uma taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 60%.
“O Centro de Contingência se posicionou, e o governador [João] Doria deve anunciar nos próximos dias os motivos desta mudança. O plano estabelece como um dos critérios para mudar da fase amarela para a verde um percentual menor de 60% de ocupação leitos, o que significa que 40% teriam que estar disponíveis. […] Como os índices estão decréscimo na cidade de São Paulo, não há necessidade de ter 40% de leitos ociosos, sendo que as pessoas seguem infartando, tendo acidentes. O importante é que eles possam ser usados para Covid-19 ainda. Caso necessário, podem ser requisitados de novo, diferente de quando não tínhamos leitos suficientes.”
Ainda segundo o ex-número 2 do Ministério da Saúde, a cidade só deve avançar para a fase 5 (azul) após o surgimento de uma eventual vacina para a Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)