G20 não é lugar apropriado para tratar da guerra na Ucrânia, diz Lula
O presidente Lula (foto) defendeu neste sábado (9) a declaração final do G20 que não cita diretamente a Rússia no contexto da guerra na...
O presidente Lula (foto) defendeu neste sábado (9) a declaração final do G20 que não cita diretamente a Rússia no contexto da guerra na Ucrânia. Em entrevista a uma emissora indiana, o petista afirmou que o fórum não é o lugar apropriado para discussão do assunto.
“O G20 é um fórum que foi construído por causa da crise financeira global de 2008. Foi construído para discutir os problemas econômicos. É por isso que não queríamos aqui, na Índia, discutir a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Esse não é o fórum apropriado para isso”, disse à Firstpost.
Como mostramos, o G20 entrou em acordo em relação à declaração final. O texto, que condena a invasão da Ucrânia, não culpa diretamente a Rússia. O texto dos líderes do grupo é mais genérico do que o aprovado na cúpula do ano passado.
Para Lula, a guerra deveria ser discutida apenas na Assembleia Geral da ONU.
“Em 19 de setembro deste ano teremos a Assembleia Geral da ONU e esse é o lugar certo para discutir a guerra, o lugar certo para discutir a paz, o lugar para colocar o Putin e o Zelensky na mesa de negociação. Nós não queremos guerra. Ninguém quer a guerra.”
A guerra da Ucrânia era o maior ponto de discordância entre os países que compõem o G20.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)