Fux reagiu a atropelo de Toffoli em juiz das garantias
A derrubada do juiz das garantias expõe o estremecimento que há meses se comenta nos bastidores do STF na relação entre Dias Toffoli e Luiz Fux...
A derrubada do juiz das garantias expõe o estremecimento que há meses se comenta nos bastidores do STF na relação entre Dias Toffoli e Luiz Fux. A interlocutores, o ministro diz que foi atropelado pelo presidente do Supremo.
Relator das ações que questionam a constitucionalidade das mudanças feitas pelo pacote anticrime, Fux já indicava em dezembro que suspenderia o juiz das garantias, por considerá-lo repleto de inconstitucionalidades.
O vice-presidente do STF esperava que Toffoli não despachasse no plantão, já que ele seria o juiz do caso. Fux chegou a ligar para Toffoli para tratar do caso. Toffoli não atendeu inicialmente e depois retornou o contato antes de divulgar sua liminar na semana passada. Na conversa, o vice-presidente reforçou que esperava que a liminar não fosse analisada pelo colega. Toffoli desconversou e indicou que o processo tava em análise. Mas Fux foi ignorado. Ao longo das 43 páginas da decisão de hoje, deixou claro que não se curvará aos entendimentos do presidente da Corte.
Fux também foi contra a instauração do inquérito inconstitucional de Toffoli, que tem Alexandre de Moraes como relator. O vice-presidente do Supremo, que sucederá o colega em setembro, não foi consultado e se sente preterido em várias decisões importantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)