Fortaleza: Justiça garante participação de Girão (Novo) em debate
Na decisão, o juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza, ressaltou que “uma vez convidado, o candidato para participar de debate, não pode a emissora, posteriormente, retirar-lhe o convite”
O candidato à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão (Novo), conseguiu na justiça liminar que lhe confere participação do debate eleitoral a ser realizado no próximo dia 3 de outubro, pela Tv Verdes Mares.
Na decisão, o juiz Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza, ressaltou que “uma vez convidado, o candidato para participar de debate, não pode a emissora, posteriormente, retirar-lhe o convite”.
A assessoria de comunicação do candidato Eduardo Girão foi convidada a participar, por mais de uma vez, das reuniões tratativas sobre o debate.
O juiz destacou ainda que o Partido Novo possui o número mínimo de parlamentares exigido para participação dos debates, ou seja, cinco. “Sendo 4 deputados federais e 1 senador da República”, pontuou em sua decisão.
Expulso no meio do debate
Por ocasião do debate realizado pela TV Otimista, em 16 de setembro, a justiça também havia dado decisão favorável à participação do candidato Eduardo Girão, que chegou a participar da rodada de perguntas entre os postulantes no primeiro bloco, mas ele foi obrigado a se retirar.
A decisão determinando a exclusão de Girão do debate foi cumprida no meio da realização do programa, durante o intervalo entre o primeiro e segundo blocos, seguindo decisão do juiz eleitoral Rogério Feitosa Carvalho Mota, do TRE-CE
Ciro denunciou expulsão de Girão
A expulsão de Girão provocou reações indignadas até entre os seus adversários políticos, como foi o caso do ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes que comentou o ocorrido classificando-o de “a maior vergonha” que ele já assistiu na sua longa vida pública.
“São mais de quarenta anos (de vida pública). Eu nunca vi na minha vida uma ordem judicial retirar um candidato que não é qualquer um, mas assim, tirar um candidato que é senador da República, meu adversário, Eduardo Girão, do meio do debate”, comentou Ciro e continuou:
“A gente não pode se calar diante disso. E eu fui olhar, quem preside as eleições municipais é o juiz singular. O juiz singular obviamente garantiu a presença do Girão. […] Que tirou do ar? Um membro do Tribunal Eleitoral, pelo telefone, que vem a ser primo legítimo do Chiquinho Feitosa, uma dessas pessoas envolvidas nessa estrutura de roubalheira em que se transformou o governo do estado do Ceará”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)