‘Fórmula chavista’ garante vitória em 20 dos 23 estados na Venezuela
O chavismo conquistou a prefeitura de Caracas, além de 20 dos 23 governos estaduais da Venezuela nas eleições regionais de domingo -- as primeiras com a participação da oposição desde 2018. O pleito foi marcado pela alta abstenção. O resultado confirma o sucesso de uma fórmula...
O chavismo conquistou a prefeitura de Caracas, além de 20 dos 23 governos estaduais da Venezuela nas eleições regionais de domingo — as primeiras com a participação da oposição desde 2018. O pleito foi marcado pela alta abstenção.
O resultado confirma o sucesso de uma fórmula instituída por Hugo Chávez e mantida por Nicolás Maduro (foto), que combina repressão política e assistencialismo, após colapso econômico forçado.
Um dos exemplos é Táchira, onde venceu Freddy Bernal. Ex-prefeito de Caracas por dois mandatos, ex-deputado e ex-funcionário da inteligência de Chávez, Bernal é há cinco anos coordenador dos CLAPs, estruturas que organizam a distribuição de alimentos em bairros pobres.
Da mesma forma, garantiu as vitórias de Jehyson Guzmán em Mérida e Luis Marcano em Anzoátegui.
Como nos últimos 20 anos, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) terá o controle de Caracas, que será governado pela almirante Carmen Meléndez, ex-ministra do Interior e entusiasta dos grupos paramilitares que ajudam a reprimir a população e eliminar opositores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)