Fiocruz alerta para crescimento de casos de covid-19 no Norte do país
A Fiocruz alerta para aumento expressivo de casos de Covid-19, associados à SRAG, no Norte e Centro-Oeste do Brasil. Importante manter cuidados e atenções redobrados.
Uma nova pesquisa publicada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O estudo, que se baseia em dados divulgados no último boletim do InfoGripe, revela que os estados do Amazonas, Pará, Tocantins e Mato Grosso têm registrado crescimento expressivo no número de ocorrências da doença.
Outros estados como o Acre, Rondônia e Goiás também apresentam indicações de crescimento na quantidade de casos, embora em um ritmo mais moderado. Nesse cenário, chamou atenção da pesquisa o fato de que a expansão do vírus tem atingido principalmente crianças e jovens adultos, enquanto os idosos do Pará, especificamente, têm apresentado uma desaceleração nesse crescimento.
Alerta para o Carnaval
Diante dos dados apresentados, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, ressalta a importância de se manter os cuidados durante o período de Carnaval, especialmente para os grupos de risco – incluindo idosos e pessoas imunossuprimidas.
“Infelizmente, a recomendação é não brincar o Carnaval esse ano para não correr o risco de acabar se expondo e eventualmente desenvolver um caso grave”, pontua Gomes.
Incidência e mortalidade da Covid-19
O estudo da Fiocruz observou também que, nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade da Covid-19 mantêm o padrão típico de maior impacto entre crianças de até dois anos e idosos a partir de 65 anos de idade.
Esses dados são cruciais para direcionar as ações de prevenção e controle da doença, bem como para a aplicação de recursos nos sistemas de saúde dos estados mais impactados pela pandemia.
Ao analisar o cenário nacional como um todo, o estudo constatou uma tendência de queda na quantidade de casos nos últimos seis semanas, assim como uma estabilidade nas últimas três, algo que ainda requer atenção e monitoramento constantes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)