Fim do DOC e TEC: entenda o impacto do Pix na rotina financeira dos negócios
Desde segunda-feira (15/1), os clientes das instituições bancárias associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deixam de ter como opção o Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC).
O motivo do encerramento desses serviços é o crescimento na adoção do Pix para transferências bancárias.
Essa transição, porém, tende a não trazer grandes impactos para a rotina financeira dos negócios. Para Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, essa modificação é bastante natural, considerando as vantagens que o Pix oferece. “Era uma morte já anunciada, assim como foi com o cheque. O Pix traz benefícios não apenas para os donos de negócios, mas para o sistema financeiro em si, pela agilidade”, declara.
Fim do DOC e TEC, como funcionavam essas modalidades?
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC permitia movimentações financeiras de até R$ 4.999,99, que só eram efetivadas um dia após o banco receber a ordem de transferência. Já a TEC garantia transferências no mesmo dia da ordem, possibilitando ainda ao emissor transferir recursos para várias contas ao mesmo tempo. Para realizar ambas as transações era necessária a cobrança de tarifas definidas por cada instituição bancária.
Queda no uso do DOC e crescimento do Pix
Um levantamento realizado pela Febraban mostrou que, no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% das 37 bilhões de operações feitas no período foram por meio de DOC, totalizando 18,3 milhões de transações. Já o Pix lidera, com folga, como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros: foram registradas 17,6 bilhões de transações via Pix no mesmo período.
Vantagens do Pix para os negócios
- Agilidade nas Transações:
- O Pix é instantâneo, proporcionando rapidez nas transações financeiras.
- Economia para Usuários:
- Não há cobrança de tarifas, o que representa uma economia para os usuários.
- Facilidade de Uso:
- O sistema facilita a vida dos usuários, oferecendo praticidade nas transações financeiras.
Dicas para Negócios:
- QR Code Visível:
- Negócios que atendem diretamente ao público devem deixar o QR Code visível, facilitando as transações.
- Cadastro do Nome do Estabelecimento:
- É recomendado cadastrar o nome do estabelecimento na conta Pix para evitar golpes e garantir a identificação correta.
TED continua sendo opção
Apesar do fim do DOC e TEC, as instituições financeiras continuarão a oferecer a Transferência Eletrônica Disponível (TED) como alternativa. Antes da criação do Pix, a TED era a opção escolhida quando era necessário fazer transferências de valores acima do teto do DOC, além de permitir o recebimento do dinheiro no mesmo dia, se a ordem fosse solicitada dentro do horário comercial em dias úteis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)