Fiat Palio de segunda geração: Um marco no mercado brasileiro
O Fiat Palio de segunda geração foi lançado em 2011 no Brasil. Com visual renovado e estrutura mais rígida, o modelo fez sucesso e assumiu a liderança de vendas em 2014
O Fiat Palio de segunda geração foi lançado em 2011 para revitalizar o hatch que, na época, estava perdendo espaço no mercado devido ao lançamento do novo Uno em 2010. Com um visual renovado, inspirado no Punto, o Palio passou a ser construído sobre a mesma plataforma do Uno, proporcionando uma estrutura mais rígida e segura.
A mudança na distância entre-eixos foi significativa, passando de 2,32 metros na geração anterior para 2,42 metros. Esta “esticada” proporcionou um aumento considerável no espaço interno, aumentando o conforto dos ocupantes. O porta-malas também teve uma ligeira melhoria, passando a ter uma capacidade de 290 litros.
Principais destaques do Fiat Palio de segunda geração?
Um dos grandes atrativos da segunda geração do Fiat Palio foi a oferta de itens de série e opcionais. Embora a lista de equipamentos de série não fosse das mais generosas, o modelo oferecia direção hidráulica, desembaçador e lavador do vidro traseiro, abertura interna do porta-malas, computador de bordo e regulagem manual dos retrovisores.
Entre os opcionais, a versão Attractive 1.0 e 1.4 podia ser equipada com ar-condicionado, faróis de neblina, vidros e travas elétricas, além de regulagem de altura do volante. Esses itens vinham de série apenas nas versões Essence e Sporting 1.6.
Importância do Fiat Palio no mercado brasileiro em 2014
Com um visual mais atraente e novos equipamentos, a segunda geração do Fiat Palio rapidamente alcançou sucesso no mercado brasileiro. Em 2014, o modelo ficou marcado por assumir a liderança de vendas no país, quebrando a hegemonia de 27 anos do Volkswagen Gol, que até então era o carro mais vendido do Brasil.
Uma das consequências do sucesso do Palio foi a independência do Siena, que passou a ser chamado de Grand Siena. O sedã ganhou uma estrutura própria, com entre-eixos alongado para 2,51 metros e um grande porta-malas de 520 litros, competindo diretamente com Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e Renault Logan.
Quais motores estavam disponíveis para o novo Fiat Palio?
O Fiat Palio de segunda geração trouxe três opções de motores flex aspirados. A versão Attractive podia ser equipada com os motores Fire Evo de 1.0 e 1.4 litros, projetados para melhorar o consumo de combustível através de componentes internos mais leves e com menor atrito.
- O motor 1.0 gerava até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas.
- O motor 1.4 entregava 88 cv e 12,5 kgfm, também com câmbio manual de cinco marchas.
- As versões Essence e Sporting vinham com o motor E.torQ 1.6 16V de 117 cv e 16,8 kgfm, disponível com câmbio manual ou automatizado Dualogic, ambos de cinco marchas.
Vale a pena investir em um Fiat Palio usado?
Para quem valoriza a liquidez no mercado de usados, o Fiat Palio é uma excelente opção. Em junho de 2024, foram negociadas mais de 35 mil unidades do Palio no Brasil, de acordo com a Fenabrave, posicionando-o como um dos mais vendidos, atrás apenas do Volkswagen Gol.
Além disso, a mecânica do Palio é bem conhecida pelos mecânicos brasileiros, e os motores Fire Evo e e.TorQ são reconhecidos por sua robustez e facilidade de manutenção, com peças disponíveis em abundância.
Recomendações para quem quer comprar um Fiat Palio
É recomenda prestar atenção à versão e ao motor do Palio ao comprar um usado. A versão Attractive com motor 1.0 pode ter um desempenho abaixo do esperado, sendo preferível optar pelo motor 1.4 de maior desempenho. Além disso, é essencial verificar a presença de itens de segurança como airbags e freios ABS, entre outros equipamentos.
As versões Essence e Sporting 1.6 são as mais recomendadas, pois vêm com uma lista mais completa de equipamentos, além de um visual com apelo esportivo no caso da versão Sporting.
Lista de preços tabela Fipe
- Linha 2011 – Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 27.906; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 28.651; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 28.732.
- Linha 2012 – Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 30.704; Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 33.310; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 30.646; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 30.957; Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 34.878; Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 35.931.
- Linha 2013 – Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 31.472; Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 34.699; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 33.680; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 33.694; Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 38.206; Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 38.290; Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 39.893; Sporting Interlagos Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 37.362.
- Linha 2014 – Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 33.612; Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 35.881; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 36.088; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 36.366; Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 39.436; Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 39.603; Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 42.630; Sporting Interlagos Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 40.983.
- Linha 2015 – Attractive Best Seller 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 35.164; Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 35.934; Attractive 1.4 EVO Fire Flex 8V: R$ 37.776; Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 38.230; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 39.012; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 39.253; Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 42.606; Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 42.684; Sporting Interlagos 1.6 Flex 16V: R$ 44.048; Sporting Interlagos Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 42.008.
- Linha 2016 – Attractive Best Seller 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 37.193; Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 38.416; Attractive Best Seller 1.4 EVO Fire Flex 8V: R$ 38.721; Attractive/Itália 1.4 EVO Flex 8V: R$ 39.982; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 40.173; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 40.462; Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 46.166; Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 46.237; Sporting Blue Edition 1.6 Flex 16V: R$ 50.178; Sporting Blue Edition Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 47.891.
- Linha 2017 – Attractive 1.0 EVO Fire Flex 8V: R$ 39.377; Attractive Best Seller 1.4 EVO Fire Flex 8V: R$ 40.982; Essence 1.6 Flex 16V: R$ 42.834; Essence Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 46.702; Sporting 1.6 Flex 16V: R$ 48.042; Sporting Dualogic 1.6 Flex 16V: R$ 48.482.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)