Feriado tem alerta para chuvas intensas no Nordeste
De acordo com o Inmet, é esperada uma intensificação das chuvas, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão para o feriado da Páscoa na região Nordeste. Os dados indicam que será um período de tempo instável e com muita chuva.
As precipitações devem começar já nesta quarta-feira, 27, e se estender até o domingo, 31, com maior destaque para a faixa leste da região, que abrange desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, incluindo o litoral que vai do Ceará até o Maranhão.
De acordo com o Inmet, é esperada uma intensificação das chuvas, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) entre quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, na faixa leste da região e também pontualmente no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.
Áreas de instabilidade
Essa intensidade das chuvas ocorre devido ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, aliado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que contribui para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e o deslocamento das nuvens para o interior da região.
Alerta do Inmet
O Inmet emitiu um alerta para mau tempo nesta quarta-feira, 27, com previsão de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta é válido até amanhã e abrange diversas áreas do Nordeste, como sul cearense, sudeste paraense, região metropolitana do Recife, oeste maranhense, norte cearense, noroeste cearense, central potiguar, sertões cearenses, oeste potiguar, sertão pernambucano, leste maranhense, agreste pernambucano, centro-norte piauiense, sertão paraibano, mata pernambucana, agreste paraibano, sudeste piauiense, norte maranhense, borborema, mata paraibana, Jaguaribe, leste alagoano, centro-sul cearense, região metropolitana de Fortaleza, área ocidental de Tocantins, centro maranhense, leste potiguar, nordeste paraense, agreste potiguar, norte piauiense, agreste alagoano, sul maranhense e sudoeste piauiense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)