Falha na Telebras paralisa serviços do INSS e prejudica segurados em todo Brasil
Falha no sistema do INSS deixa segurados sem acesso a serviços Serviço do INSS atingido por interrupção da Telebras.
O serviço do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ficou fora do ar, na última quarta-feira dia 17, em quase todas as áreas do Brasil.
Segundo o instituto previdenciário, a causa do problema reside no link da Telebras e ocorre de forma intercorrente.
“A empresa já está trabalhando para normalizar o serviço”, afirma o órgão.
Essa falha afeta o sistema Meu INSS, plataforma na qual o segurado pode aceder a vários serviços, como o pedido de aposentadoria e o extrato de pagamento.
O Atestemed, que permite a análise à distância de atestados médicos enviados pelos segurados e a concessão de benefícios sem a necessidade de perícia, também está sendo afetado.
Paralisação dos médicos peritos coincide com a falha do sistema do INSS
A paralisação dos médicos peritos, que estão reivindicando reajuste salarial e aumento de postos para a categoria, coincide com a interrupção do sistema.
De acordo com a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), 70% dos profissionais do país aderiram à paralisação na quarta-feira.
Outras duas greves estão programadas para este mês, nos dias 24 e 31.
Orientações para os segurados
O INSS informa que os servidores das agências estão orientados para receber a documentação do segurado que não consegue acessar o Atestmed e dar entrada no requerimento, mesmo com a interrupção do sistema.
Apesar da paralisação anunciada pelos peritos, advogados previdenciários recomendam que o segurado com consulta agendada compareça ao local da perícia na hora marcada e com a documentação em mãos.
Caso falte e o perito compareça ao trabalho, o segurado perde a data de agendamento e só pode marcar novamente após 30 dias.
Procedimentos em caso de paralisação
Para comprovar que compareceu para o atendimento, o segurado pode tirar uma foto com o próprio celular mostrando um aviso da paralisação na agência ou com o servidor ou vigilante que estiver na portaria.
Se o segurado não for atendido porque o perito aderiu à paralisação, tem até sete dias para ligar para o 135 e reagendar o atendimento.
A perícia médica é obrigatória para a concessão de:
- auxílio-acidente;
- auxílio por incapacidade temporária;
- antigo auxílio-doença;
- e aposentadoria incapacidade permanente —antiga aposentadoria por invalidez.
Há ainda outros benefícios, como BPC (Benefício de Prestação Continuada), aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial, que necessitam da análise de um médico.
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