FACHIN ABRE INVESTIGAÇÃO DE CAIXA 2 DE ONYX LORENZONI
Edson Fachin aceitou pedido da procuradora-geral da República Raquel Dodge para investigar pagamento de caixa dois do grupo J&F para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro...
Edson Fachin aceitou pedido da procuradora-geral da República Raquel Dodge para investigar pagamento de caixa dois do grupo J&F para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro.
Os delatores contaram que repassaram R$ 100 mil em 2012 e mais R$ 100 mil em 2014.
Onyx admitiu o segundo repasse, mas não o primeiro. A investigação no STF ficará a cargo de outro ministro, a ser sorteado, já que os repasses não têm relação direta com o esquema envolvendo a JBS na Lava Jato.
Na decisão que autorizou a investigação, Fachin reproduziu trecho da delação de Ricardo Saud na qual explica o motivo dos repasses não declarados de campanha:
“O que se queria com esse pagamentos era que os beneficiários se tornassem ou continuassem benevolentes ou simpáticos à J&F e que, se surgisse o interesse desta empresa em obter algum deles um ato de ofício certo e determinado, fosse possível no mínimo tentar um pleito sem negociação específica”.
“A simpatia de um parlamentar sempre é um bom investimento em acesso: audiências, reuniões e apresentações a pessoas importantes ou em posições importantes provêm de tal simpatia. Como se isso não bastasse, a antipatia de um parlamentar pode ser muito prejudicial – a empresa que dá dinheiro para um e não dá para outro fica em maus lençóis com o que não recebeu”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)