FAB diz que detalhes sobre voos são de responsabilidade de quem solicita
Em meio à polêmica envolvendo voos da Força Aérea Brasileira (FAB) -- em razão da demissão do número 2 da Casa Civil, na semana passada --, O Antagonista fez alguns questionamentos à própria FAB...
Em meio à polêmica envolvendo voos da Força Aérea Brasileira (FAB) — em razão da demissão do número 2 da Casa Civil, na semana passada –, O Antagonista fez alguns questionamentos à própria FAB.
Perguntamos, por exemplo, como é feita a solicitação de um avião da FAB, que critérios são avaliados para dar sequência ao pedido e se a Força Aérea sabe quem são todos os passageiros das aeronaves. Além disso, questionamos se a finalidade da viagem é sempre informada e se o papel da FAB se resume a organizar a parte operacional, sem qualquer juízo de valor.
Em nota, a Força Aérea respondeu que os dados divulgados no site da FAB — veja aqui — incluem a autoridade que solicitou o voo, o trajeto, a data e o horário de decolagem e de pouso, o motivo da solicitação, além da previsão do número de passageiros.
O motivo da solicitação, no entanto, costuma ser bastante genérico. Por exemplo: nesta semana, Davi Alcolumbre pediu uma aeronave militar alegando “serviço/segurança”. Como noticiamos aqui, o presidente do Senado, em pleno retorno do recesso legislativo, foi festejar os 262 anos de sua cidade, Macapá, onde ele tentará fazer um irmão prefeito nas eleições deste ano.
A FAB informou, ainda, que “informações sobre passageiros e outros detalhes do voo são de responsabilidade da autoridade solicitante” e que “questionamentos sobre informações adicionais devem ser dirigidos às assessorias das respectivas autoridades”.
Na próxima semana, como antecipamos aqui, deverá ser votado em comissão do Senado um projeto que propõe regulamentar melhor toda essa farra.
O esquema abaixo, com mais informações sobre a solicitação dos voos, é divulgado pela FAB:
Assista também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)