Exército tira do ar site que errou previsão sobre queda de Kiev
O site do Observatório de Doutrina do Exército está fora do ar desde o início de março, diz O Globo. No período, um de seus boletins previu a queda de Kiev em um prazo de 5 a 10 dias. A plataforma é um centro de estudos criado para reunir análises de especialistas militares sobre a guerra da Ucrânia...
O site do Observatório de Doutrina do Exército está fora do ar desde o início de março, diz O Globo. No período, um de seus boletins previu a queda de Kiev em um prazo de 5 a 10 dias, como revelado por O Antagonista.
A plataforma é um centro de estudos criado para reunir análises de especialistas militares sobre a guerra da Ucrânia.
No “Resumo doutrinário do conflito na Ucrânia número 05”, a conquista da capital Ucraniana pelos russos foi descrita como o cenário mais provável para o conflito.
“Mas para isso as tropas russas terão que usar meios militares cada vez mais violentos – há sinais de que a artilharia russa já está empregando bombas de fragmentação, por exemplo”, disse o boletim.
Já se passaram 22 dias desde o boletim, e Kiev não caiu, o que causou um mal-estar no Alto Comando do Exército.
Parte da cúpula da Força entendeu que a previsão de vitória russa poderia prejudicar o esforço do Itamaraty para manter o Brasil em neutralidade.
O comandante do Exército, Paulo Sérgio de Oliveira (foto), determinou que a única instituição ligada à Força que falaria com o público em nome da instituição seria o Instituto Meira Mattos, ligado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, que reúne acadêmicos civis e militares para estudos ligados a questões estratégicas e geopolíticas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)