Ex-ministro de Bolsonaro presta depoimento à PF hoje sobre caso das joias
O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque (foto) deve prestar depoimento à Polícia Federal (PF) hoje sobre o caso das joias enviadas pela Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL)...
O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque (foto) deve prestar depoimento à Polícia Federal (PF) hoje sobre o caso das joias enviadas pela Arábia Saudita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL).
Também está agendada para esta terça (14) a oitiva de Marcos André dos Santos Soeiro, ex-assessor de Bento Albuquerque. Em outubro de 2021, o então ministro representou o país numa viagem ao Oriente Médio. Ao fim do compromisso, o príncipe Mohammed bin Salman Al Saud entregou a Bento Albuquerque um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes avaliados em R$ 16,5 milhões.
Um dos pacotes foi encontrado por servidores da Receita Federal na mala de Marcos André quando ele desembarcava no Aeroporto de Guarulhos (SP). Os itens não foram declarados e, por isso, acabaram apreendidos.
Para entrar no Brasil com mercadorias classificadas como “pessoais” e com valor acima de US$ 1 mil, é necessário pagar imposto de importação equivalente a 50% do valor do produto. Quando o passageiro omite o item, é preciso pagar uma multa adicional de 50% do valor. Se as joias fossem classificadas como presente oficial para o Estado, poderiam entrar no Brasil sem o pagamento do imposto. Nesse caso, as peças teriam que ficar com a União, e não com ex-primeira-dama.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)