Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza e livra PT de vexame histórico
O pleito teve como pano de fundo a ruptura da antiga aliança entre PDT e PT e uma briga intensa entre Ciro e Cid Gomes
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), venceu uma das eleições mais disputadas da história em Fortaleza, capital do Ceará, contra o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL).
Com 99,6% das urnas apuradas, o petista tem 50,37% dos votos contra 49,63% do parlamentar.
Assim, o PT garante ao menos a eleição em uma capital e não repete o vexame de 2020, quando ficou sem eleger nenhum prefeito em todo o país. A última vez que um petista esteve à frente de Fortaleza foi há aproximadamente 20 anos, com Luizianne Lins. Ela foi prefeita entre 2005 e 2009.
O pleito para a Prefeitura de Fortaleza teve como pano de fundo a ruptura da antiga aliança entre PDT e PT e a consequente animosidade entre o grupo político do ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o do também ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Gomes apoiou o atual prefeito, José Sarto (PDT), e Santana, o deputado estadual Evandro Leitão (PT). Sarto ficou apenas em terceiro no primeiro turno.
Sem um candidato do PDT na reta final da campanha, Ciro Gomes criticou publicamente o PT. A fala foi entendida como um apoio velado a André Fernandes. A atitude revoltou a executiva nacional da sigla e a expectativa é que o PDT abra processo de expulsão do Ciro após as eleições municipais.
O presidente nacional da sigla e Ministro da Previdência, Carlos Lupi, desautorizou publicamente Ciro Gomes e sem citá-lo declarou que o partido nunca iria apoiar um ‘filhote da ditadura’, em referência a uma expressão historicamente utilizada por Leonel Brizola.
“Um partido como o nosso, que tem a nossa história, jamais poderá estar ao lado dos filhotes da ditadura”, disse Lupi.
Na quarta-feira última, 23, quem fez aumentou o coro contra Fernandes foi o senador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro e que está rompido com o seu grupo político desde as eleições do ano de 2022.
“Os padrinhos do Sarto, os grandes padrinhos do Sarto, estão com ele (André). Portanto, não estão acreditando em mudança, estão acreditando que vão permanecer na Prefeitura se o candidato adversário for eleito”, disse Cid, sem citar nominalmente o irmão, Ciro.
A reta final da campanha também foi marcada por trocas de acusações. Leitão acusou André Fernandes de feminicídio ao explorar vídeos em que o candidato falava ‘dane-se’ para as denúncias sobre esse tipo de crime. Já o candidato do PT foi alvo de uma ‘chuva de ovos’, arremessados por militantes adversários.
Quem é Evandro Leitão?
Evandro Sá Barreto Leitão é natural de Fortaleza (CE). É economista e tem 57 anos. Atualmente, preside a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Foi eleito deputado estadual em 2014, 2018 e 2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)