Estudo preliminar da Fiocruz mostra proteção menor da Coronavac em maiores de 80 anos
Um estudo preliminar da Fiocruz com mais de 75 milhões de pessoas mostra uma efetividade menor da Coronavac, em comparação com a vacina da AstraZeneca, em maiores de 80 anos. Os resultados foram publicados nesta sexta (27) no blog da Fiocruz...
Um estudo preliminar da Fiocruz com mais de 75 milhões de pessoas mostra uma efetividade menor da Coronavac, em comparação com a vacina da AstraZeneca, em maiores de 80 anos. Os resultados foram publicados nesta sexta (27) no blog da Fiocruz.
O estudo foi carregado na plataforma medRxiv e ainda não foi revisado por cientistas independentes para publicação em revista científica.
O estudo avaliou a efetividade da Coronavac e da vacina da AstraZeneca – envasada no Brasil pela Fiocruz – em 75,9 milhões de pessoas vacinadas no Brasil entre 18 de janeiro e 24 de julho deste ano.
“Os resultados mostram que ambas as vacinas são efetivas na proteção contra infecção, hospitalização e óbito, considerando o esquema vacinal completo (duas doses): AstraZeneca/Fiocruz, com 90% de proteção, e CoronaVac com 75%. A pesquisa também demonstrou que as duas vacinas oferecem proteção contra casos moderados e graves de Covid-19 frente às variantes de preocupação em circulação no Brasil no período da análise”, diz a Fiocruz.
Nos maiores de 80 anos, porém, a Coronavac ofereceu menor proteção que a vacina da AstraZeneca.
“Dos 80 aos 89 anos, a vacina AstraZeneca/Fiocruz teve um índice de proteção contra morte de 89,9%, enquanto a CoronaVac apresentou 67,2%. Acima dos 90 anos, esses índices ficaram em 65,4% nos vacinados com AstraZeneca/Fiocruz e 33,6% com CoronaVac”, diz o blog da Fiocruz.
Os pesquisadores concluem que há necessidade de dose de reforço nos maiores de 80 anos que receberam Coronavac e nos maiores de 90 anos imunizados com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz.
Leia também:
Queiroga decide aplicar 3ª dose em idosos e imunossuprimidos a partir de setembro
Doria anuncia 3ª dose em maiores de 60 anos a partir de 6 de setembro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)