“Esperar o tempo da justiça”, diz Ibaneis sobre relatório da CPMI
O governador Ibaneis Rocha reagiu com tranquilidade ao pedido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de janeiro, para que órgãos competentes aprofundem as investigações sobre o chefe do Executivo do Distrito Federal. O relatório final foi lido na manhã desta terça-feira (17)...
O governador Ibaneis Rocha reagiu com tranquilidade ao pedido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de janeiro, para que órgãos competentes aprofundem as investigações sobre o chefe do Executivo do Distrito Federal. O relatório final foi lido na manhã desta terça-feira (17).
“Estou muito tranquilo. Fiz depoimento espontâneo na PF, sofri uma busca e apreensão em todos os meus endereços, entrei meus telefones e computadores, também espontaneamente, e nada foi encontrado contra mim e meus atos. E ter paciência e esperar o tempo da justiça“, afirmou Ibaneis.
No trecho do relatório que fala sobre a atuação do governador do DF no dia 8 de janeiro, a relatora relembrou que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD, de posse de informações da Secretaria de Polícia Legislativa do Senado Federal (Spol) entrou em contato com Ibaneis no dia 7, relatando preocupação com a possibilidade de atos antidemocráticos. O governador teria garantido que “teríamos” problemas e que colocaria “todas as forças nas ruas”.
“Ibaneis Rocha, portanto, tinha pleno conhecimento do risco de atos violentos. Contudo, conforme amplamente sabido, o efetivo das forças de segurança no dia 8 de janeiro foi reduzido, ainda mais se considerarmos os inúmeros avisos de que atos violentos ocorreriam”, argumentou a relatora.
A senadora Eliziane Gama, seguiu relatando que já no dia 8 de janeiro, mesmo de posse de todas essas informações, inclusive do Ministro da Justiça e do Presidente do Congresso Nacional, Ibaneis não requisitou “tempestivamente o emprego da Força Nacional, que, se acionada a tempo e com comando coordenado ao das demais forças de segurança, poderia auxiliar na contenção dos vândalos golpistas.”
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) seu relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro no qual pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de diversos militares que integravam o governo. O acordo entre os membros da comissão prevê que, além do relatório de Eliziane, haverá textos paralelos apresentados pela oposição. O relatório definitivo será escolhido em votação prevista para esta quarta (18)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)