Escolas retomam aulas em Porto Alegre
A decisão de reabrir as escolas foi baseada na avaliação de que essas instituições não foram diretamente afetadas pelas enchentes
Após três semanas de interrupção causada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, estudantes de 36 escolas em Porto Alegre estão prontos para retomar as aulas nesta semana. De acordo com a prefeitura, 22 escolas da rede municipal reabrirão nesta segunda-feira, 20, outras 14 unidades na terça-feira, 21, e quatro escolas na quarta-feira, 22.
A decisão de reabrir as escolas foi baseada na avaliação de que essas instituições não foram diretamente afetadas pelas cheias e possuem fornecimento adequado de água e energia elétrica. Para conferir a lista completa das escolas que voltarão às atividades.
Além das escolas municipais, mais de 100 escolas de educação infantil conveniadas à prefeitura também retornarão às aulas nesta segunda-feira. O secretário de Educação, José Paulo da Rosa, afirmou que cerca de 50% dos alunos poderão retomar as atividades normalmente.
Servidores
Os servidores das escolas que foram diretamente afetados pelas enchentes não precisarão retornar ao trabalho nesse primeiro momento. O secretário ressaltou a importância de contar com os servidores aptos para atuar no acolhimento dos estudantes.
A orientação da secretaria é que, nesse primeiro momento, as escolas promovam atividades lúdicas e recreativas, garantindo o acolhimento e as refeições dos estudantes. A ausência dos alunos será justificada para aqueles que foram afetados pelas cheias.
No total, praticamente todas as 99 escolas municipais e as 219 escolas parceiras foram atingidas pelas enchentes. Quatorze escolas municipais e doze escolas conveniadas estão total ou parcialmente alagadas, com perda significativa de infraestrutura. Outras onze escolas municipais e 53 conveniadas apresentam danos como destelhamentos parciais e infiltrações. Três escolas municipais estão atualmente funcionando como abrigos.
Escolas estaduais
No âmbito estadual, das 2.340 escolas, 1.680 já retomaram as atividades (71,7%), enquanto 660 (28,3%) continuam sem aulas, sendo que 491 não possuem previsão de retorno, conforme boletim publicado pelo estado neste domingo (19).
O governo do Rio Grande do Sul informou que um total de 1.058 escolas em 248 municípios foram afetadas pelas chuvas. Ao todo, 378 mil estudantes estão sendo impactados e 570 escolas sofreram danos. As escolas danificadas possuem uma matrícula conjunta de 219 mil alunos. Adicionalmente, outras 86 escolas estaduais foram transformadas em abrigos.
Situação no Rio Grande do Sul
Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do estado, na manhã desta segunda-feira, 20, o número de mortos subiu para 157 e 88 pessoas seguem desaparecidas.
Com 463 municípios e mais de 2,3 milhões de habitantes afetados pelas chuvas, as autoridades contabilizam 581.633 pessoas desalojadas, das quais 76.188 estão em abrigos.
Até o momento, 82.666 pessoas e 12.358 animais foram resgatados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)