Escanteado por Lula, fundador do PT deixa o partido
Um dos fundadores do PT, Elói Pietá decidiu deixar o PT. Ele fazia parte dos quadros do partido desde os anos de 1980 e era considerado um dos grandes amigos do presidente Lula...
Um dos fundadores do PT, Elói Pietá (à esquerda na foto, ao lado de Eduardo Suplicy) decidiu deixar o PT. Ele fazia parte dos quadros do partido desde os anos de 1980 e era considerado um dos grandes amigos do presidente Lula.
Pietá deixou a sigla após ter sido rifado na disputa pela pré-candidatura do partido à cidade de Guarulhos, em São Paulo. Por determinação do diretório municipal, o pré-candidato da sigla será o deputado federal Alencar Santana.
Desde outubro, como mostramos, Elói Pietá tem questionado o processo de escolha do pré-candidato na região. Sem espaço, restou a ele deixar o partido.
“Até o Partido Republicano nos EUA tem mais democracia interna”, disse ele para a Folha. “Lá, pelo menos, eles fazem primárias entre quem deseja ser candidato”, destacou.
No final de outubro, a pré-candidatura do deputado federal Alencar Santana (SP) recebeu as bênçãos do diretório municipal. Lula vai participar diretamente da campanha. Assim como tem feito na briga pela prefeitura de São Paulo.
Como ocorreu a briga entre Elói Pietá e Santana?
Na ocasião, o ex-deputado e ex-prefeito argumentou que a reunião do diretório municipal foi realizada com um quórum mínimo. Ele nunca reconheceu essa vitória de Santana. Para Pietá, a escolha deveria ter sido feita em votação com a participação de 25 mi filiados na cidade e não somente entre os integrantes da executiva municipal.
“Eu preferi ficar neste sábado, dia 21, ao lado do povo de Guarulhos do que ir a uma reunião do diretório municipal do PT porque não reconheço como válida uma escolha feita por 35 pessoas, que elas indiquem o candidato a prefeito”, argumentou o ex-prefeito na época.
“Ajudei a criar o PT na cidade há 46 anos. Fui secretário geral nacional. Também fui vice-presidente da Fundação Perseu Abramo. Eu não mudei o que sou e o que penso. Agora vou passar um processo de consulta. Vou entrar num partido que esteja alinhado ao governo do presidente Lula. Tenho prazo até 6 de abril”, disse Pietá ao Estadão.
É basicamente o PT sendo o PT.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)