Equipe de transição indica ações para combater desmatamento
O grupo técnico do Meio Ambiente no governo de transição destacou o combate ao desmatamento como principal desafio do novo governo. “Teremos uma redução forte e imediata do desmatamento no Brasil já no primeiro trimestre do governo Lula. Acabou a moleza e a impunidade...
O grupo técnico do Meio Ambiente no governo de transição destacou o combate ao desmatamento como principal desafio do novo governo. “Teremos uma redução forte e imediata do desmatamento no Brasil já no primeiro trimestre do governo Lula. Acabou a moleza e a impunidade. Desmatou, vai sofrer as consequências legais”, disse o ex-ministro Carlos Minc em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (30) no CCBB.
Entre as ações indicadas pelo grupo estão o fortalecimento do Ibama e a ampliação do quadro de pessoal. Ainda, a revogação de decretos, especialmente os que impedem a aplicação de multas e a fiscalização de exportação de madeira, além da a adoção de embargos remotos para fazendas e unidades identificadas como causadoras de desmatamento.
“No dia que me encontrei com o presidente Lula e fizemos a nossa recomposição política e programática ficou estabelecido que a política ambiental brasileira seria uma política transversal”, disse Marina Silva durante a coletiva.
O grupo ainda adiantou a pretensão de construir uma ação para retirada de garimpeiros ilegais de terras indígenas.
Coordenador do grupo, o senador eleito Jorge Viana (PT-AC) falou sobre estabelecer diálogo com o Senado e a Câmara para que algumas medidas não virem leis e “criem mais dificuldades”. “Nosso dialogo também é com quem quer plantar, produzir”, mencionou Viana. Ontem (29), o GT passou a tarde em reunião com a equipe de Agricultura em busca de um consenso sobre o PL dos Agrotóxicos.
Todas as equipes técnicas no governo de transição devem entregar seus primeiros relatórios até esta quarta-feira (30).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)