Entenda o processo de votação do impeachment de Witzel
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realiza agora a votação que pode abrir o processo de impeachment contra Wilson Witzel...
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realiza agora a votação que pode abrir o processo de impeachment contra Wilson Witzel.
A sessão começou às 15h para a discussão do processo, e a sessão pode não se encerrar hoje. Lideranças, no entanto, constroem um acordo para terminar a votação ainda nesta quarta (23).
Cada um dos 25 partidos terá até uma hora para falar. As siglas poderão escolher até cinco deputados para discursar, ocupando a tribuna por até 10 minutos.
Até agora, são 27 deputados inscritos para debater a abertura do processo de impeachment.
Após a fala dos parlamentares, Witzel poderia solicitar ao presidente da Alerj um tempo para fazer a defesa oralmente, mas o governador afastado não está na assembleia.
Depois da discussão, os deputados começam a votar nominalmente. São necessários 47 votos para a abertura do processo de impeachment –número que representa dois terços dos 70 deputados estaduais.
Se o impeachment for aprovado, o caso seguirá para um tribunal misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribuna de Justiça do Rio. O grupo terá 120 dias para concluir se Witzel cometeu crime de responsabilidade.
O governador só seria afastado do cargo após a conclusão do trabalho do tribunal. Witzel, porém, já está afastado do cargo, por decisão do ministro Benedito Gonçalves, do STJ.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)