Enem 2023: São Paulo tem 2ª menor taxa de participação entre estados
Menos de metade dos estudantes inscritos realizam a prova Em 2023 o estado de São Paulo registou a segunda menor participação nos exames do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os estados do país...
Em 2023 o estado de São Paulo registou a segunda menor participação nos exames do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre os estados do país. Com apenas 41% de participação, ficou à frente somente do Amazonas, que apresentou um índice de 40%. Entre os estudantes da rede pública, o índice de presença em São Paulo foi de 34%, superando Roraima, com 29%.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo MEC (Ministério da Educação) durante uma entrevista coletiva na capital federal, Brasília. De um total de 4.018.414 inscritos para o exame em todo o país, somente 2.734.100 (68%) efetivamente realizaram a prova.
O número de inscritos e participantes aumentou em relação ao Enem 2022
Apesar dos índices baixos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informa que o número de inscritos e participantes da rede pública na prova de 2023 aumentou em comparação com o exame realizado em 2022. No entanto, menos da metade dos matriculados em 2023 realizaram a prova – de 1.792.396 matriculados em 2023, 837.622 (46.7%) compareceram.
Ceará lidera a participação no Enem 2023
O Ceará lidera o ranking de participação no Enem 2023, com 80% de presença dos alunos inscritos e 79% entre os da rede pública de ensino. Visando aumentar o índice de participação dos estudantes, o ministro da Educação do governo Lula (PT), Camilo Santana, afirmou ser necessário intensificar a articulação com os estados.
Entre as estratégias propostas estão o pagamento adicional para um programa de bolsas destinado a alunos do terceiro ano do ensino médio que realizem o Enem. Além disso, o MEC e o Inep pretendem realizar uma pesquisa para entender os motivos para a baixa taxa de participação.
O resultado destas ações poderá fornecer pistas para entender a relação de inscritos e participantes em todas as edições do Enem. A expectativa é de que medidas assertivas possam ser implementadas para aumentar o engajamento dos estudantes e melhorar o desempenho do exame nos próximos anos.
Acesso aos resultados do Enem 2023
Os estudantes interessados podem acessar o resultado do Enem 2023 na Página do Participante. Para isso, é necessário realizar o login na plataforma gov.br, clicando em “Avançar” após digitar o CPF.
O período de inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ocorrerá entre os dias 22 e 25 de janeiro. Pela primeira vez, a seleção ocorrerá apenas no início do ano, sem uma segunda chamada em junho. Estão previstas 264.360 vagas em 127 instituições de ensino diferentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)