Empréstimo FGTS: veja como funciona Saque-Aniversário
Entenda o empréstimo FGTS Saque-Aniversário e como ele pode ser a solução para suas finanças.
Se você é trabalhador com carteira assinada e precisa quitar uma dívida ou deseja pedir empréstimo para adquirir um bem ou realizar um sonho, o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser a solução.
Segundo o CEO do Grupo Euro17, Marcelo Carvalho, o empréstimo FGTS Saque-Aniversário sai na frente das demais modalidades de empréstimo porque não compromete a renda do tomador.
“O risco para o profissional é zero porque, além de os juros serem mais baixos, o dinheiro depositado mensalmente pela empresa contratante é dele, não pertence a mais ninguém”, explica o especialista.
Vale lembrar que o FGTS é um benefício do funcionário contratado sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para que ele seja protegido em caso de uma demissão sem justa causa.
A empresa empregadora deposita mensalmente 8% do salário do profissional em uma conta específica para este fim.
Como funciona o empréstimo FGTS Saque-Aniversário?
O governo criou o programa conhecido como Saque-Aniversário para permitir que o trabalhador saque parte do seu FGTS uma vez por ano, no mês do seu nascimento.
Porém, é possível antecipar em até 12 anos do fundo de uma vez ou fazer um saque por ano.
“Quem tem endividamento e paga uma taxa de juros maior do que 1,29% ao mês, essa é a opção mais indicada. Mas antecipe apenas o que você vai precisar. Não se esqueça de que, por menor que seja a taxa, você perderá uma rentabilidade para uma instituição de crédito”, observa Marcelo.
Quais são os benefícios do empréstimo FGTS Saque-Aniversário?
Uma das grandes vantagens é que o trabalhador não precisa ser avaliado para obter crédito, e a Antecipação do FGTS entra na conta rapidamente, sem burocracias.
“Mas se ele for demitido e tiver feito o saque anteriormente, só poderá contar com a multa integral paga pela contratante no valor de 40% do que havia no fundo até o desligamento”, alerta Marcelo.
O FGTS é geralmente usado pelo funcionário demitido como uma garantia para pagar suas contas enquanto não encontra uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
Portanto, antes de usar o FGTS para quitar dívidas ou evitar um financiamento com taxas de juros altas, avalie todos esses fatores.
Como posso me beneficiar do Saque-Aniversário?
- Planejamento Financeiro: Avalie suas necessidades e planeje o quanto você realmente precisa antecipar do seu FGTS.
- Taxas de Juros: Compare as taxas de diferentes instituições para escolher a melhor oferta disponível.
- Análise Rápida: A antecipação do FGTS não requer avaliação de crédito, o que facilita o processo.
- Sem Comprometimento da Renda: Como os recursos são do próprio trabalhador, não há impacto direto no orçamento mensal.
Ao considerar o uso do FGTS por meio do Saque-Aniversário, é crucial fazer uma análise detalhada das vantagens e desvantagens.
Isso garante que a decisão tomada será a mais vantajosa para o seu perfil financeiro, evitando surpresas desagradáveis no futuro.
Aproveite essa oportunidade para equilibrar suas finanças de forma consciente e estratégica!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)