Empresa que atestou segurança de barragem já foi alvo de denúncias
Embora seja conhecida na Alemanha pelo rigor na vistoria de carros e pelo selo similar ao do Inmetro em produtos que vão desde brinquedos infantis até próteses mamárias ou escovas de dente, a TÜV SÜD, empresa de auditoria que inspecionou a barragem da Vale em Brumadinho duas vezes em 2018, também já foi...
Embora seja conhecida na Alemanha pelo rigor na vistoria de carros e pelo selo similar ao do Inmetro em produtos que vão desde brinquedos infantis até próteses mamárias ou escovas de dente, a TÜV SÜD, empresa de auditoria que inspecionou a barragem da Vale em Brumadinho duas vezes em 2018, também já foi alvo de denúncias, segundo O Globo.
“Em 2010, o canal ARD revelou que, por décadas, a empresa não realizou o controle necessário em uma usina nuclear no estado de Baden-Württemberg, sul da Alemanha. Segundo a reportagem, o motivo pode ter sido um conflito de interesses na realização das inspeções, já que a TÜV SÜD, uma empresa privada, poderia ter seu lucrativo negócio de vistorias na usina afetado, caso ocorresse o desligamento definitivo da unidade.
Outro episódio ocorreu em 2014, quando foi descoberto que na Coréia do Sul usinas nucleares estavam utilizando peças com certificados de segurança falsificados. Segundo publicou o jornal sul-coreano ‘Hankyoreh’, a responsável pela fraude foi a empresa Kocen, que desde 2010 fazia parte do grupo TÜV SÜD.”
Hoje, a Polícia Federal prendeu em São Paulo dois engenheiros da TÜV SÜD que atestaram a segurança da barragem da Vale em Brumadinho e cumpriu um mandado de busca e apreensão no escritório da empresa, como registramos mais cedo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)