Empreiteira usa empresa de fachada para ganhar licitações do governo Bolsonaro
A empreiteira maranhense Engefort tem conquistado a maioria das concorrências de pavimentação do governo de Jair Bolsonaro, diz a Folha. A empresa venceu licitações em que participou sozinha ou na companhia de uma empresa de fachada registrada em nome do irmão de seus sócios...
A empreiteira maranhense Engefort tem conquistado a maioria das concorrências de pavimentação do governo de Jair Bolsonaro, diz a Folha. A empresa venceu licitações em que participou sozinha ou na companhia de uma empresa de fachada registrada em nome do irmão de seus sócios.
Com sede em Imperatriz (MA), a empreiteira tem conseguido contratos para obras de asfaltamento em todo o país.
A Engefort teve uma explosão em verbas públicas recebidas desde que o atual presidente assumiu. Até agora, o governo reservou cerca de R$ 620 milhões do Orçamento para pagamentos à empresa —o valor total já quitado a ela soma R$ 84,6 milhões.
A fonte de recursos são contratos com a Codevasf, estatal entregue por Bolsonaro ao Centrão. A empresa instituiu um modelo de licitação simplificada chamado pregão eletrônico, que ocorre de forma online.
Os pregões fazem parte de uma manobra licitatória que passou a ser usada em larga escala sob Bolsonaro para dar vazão aos recursos bilionários das emendas.
A Engefort foi a única empreiteira que participou de todas essas licitações no Distrito Federal e nos 15 estados abrangidos pela Codevasf. A empreiteira ganhou 53 concorrências, ou mais da metade dos pregões.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)