Emergência no Rio: Ministério busca liberação rápida de ajuda federal após desastre das chuvas
Em meio ao caos causado pelas chuvas, Rio de Janeiro deve declarar estado de emergência e...
A cidade do Rio de Janeiro, devastada por fortes chuvas, terá sua situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Este passo é crucial para agilizar a liberação de recursos federais e ajuda humanitária.
Reconhecimento da situação de emergência
O Ministro Waldez Góes informou que conversou duas vezes com o prefeito Eduardo Paes, que já decretou a situação de emergência na cidade. “Faremos o reconhecimento sumário e hoje mesmo a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União“, afirmou Góes à CNN.
A publicação da portaria, assinada por Wolnei Wolff, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, deve ocorrer no DOU nas próximas horas, segundo a assessoria da pasta.
Recursos para Ações Humanitárias
Com o reconhecimento federal, o município terá acesso a recursos para ações de assistência humanitária. Isso inclui a compra de alimentos, água potável, combustível para veículos de transporte, entre outros. Vale destacar que para que os repasses sejam liberados, os planos de trabalho devem ser apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional.
Góes, juntamente com uma equipe do governo federal, planeja visitar o Rio para acompanhar a situação e verificar as necessidades dos locais afetados pelas chuvas.
Antecipação do FGTS e Benefícios Sociais
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, declarou que pode ocorrer a antecipação do pagamento do bolsa família para os beneficiários que residem em áreas de risco. Entre as possibilidades debatidas, está também a antecipação do FGTS, prorrogação do prazo para pagamento de impostos federais, suspensão de dívidas e maior apoio a agricultores prejudicados.
Neste cenário caótico, diálogos entre autoridades em Brasília e no Rio de Janeiro vêm acontecendo frequentemente. Entre as conversações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dialogado com prefeitos de municípios fluminenses atingidos pelas chuvas para oferecer o apoio do governo federal.
Além disso, Góes tem mantido contato com autoridades de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, que também enfrentam complicações causadas pelas chuvas intensas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)