Emenda que prejudica Pimentel é do PT
Ainda sobre o caso de Fernando Pimentel, o Jota descobriu que foi uma emenda do PT à Constituição de Minas Gerais que excluiu a necessidade de autorização prévia da Assembleia Legislativa para o processamento de governadores por crime comum...
Ainda sobre o caso de Fernando Pimentel, o Jota descobriu que foi uma emenda do PT à Constituição de Minas Gerais que excluiu a necessidade de autorização prévia da Assembleia Legislativa para o processamento de governadores por crime comum.
“A então deputada Sandra Starling (PT) apresentou ao projeto original da Constituição mineira a emenda AP 1564-4, prevendo: nos crimes comuns, dispensada a apreciação da procedência da acusação pela Assembleia Legislativa, será o governador submetido a julgamento perante o STJ.”
A proposição pretendia, segundo o texto, “estabelecer a harmonia entre os Poderes Constituídos em matéria de reconhecida importância, criando-se tribunal eclético e independente das injunções políticas naturais do sistema presidencialista”.
Hoje, Pimentel recorre ao STJ alegando justamente o contrário do que o PT defendeu lá atrás. Até agora, três dos 15 ministros se manifestaram sobre a matéria.
O relator Herman Benjamin e Og Fernandes acham que a autorização prévia do Legislativo não é necessária, mas Luís Felipe Salomão defende a tese favorável a Pimentel. Napoleão Maia pediu vistas e terá até 90 dias para tomar uma decisão.
Enquanto isso, Pimentel continua governador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)