Em primeira agenda internacional de 2024, Lula desembarca no Egito
O petista deve discursar na sede da Liga Árabe, no Cairo, na quinta, 15, durante sua viagem pela África
O presidente Lula (PT) desembarcou na manhã desta quarta-feira, 14 no Cairo, capital do Egito. Essa é a primeira viagem internacional do petista em 2024 e a segunda viagem oficial ao continente africano.
Como noticiamos, o petista deve discursar na sede da Liga Árabe, no Cairo, na quinta, 15, durante sua viagem pela África. A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas certamente deve entrar na sua fala.
Mas a Liga Árabe, criada em 1945 pelos países árabes do Oriente Médio e do norte da África, só teve uma atuação coesa em seus primórdios. Mesmo assim, nunca foi efetiva em algum conflito regional.
O petista, deverá, por exemplo, incluir em seu discurso um agradecimento presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sisi pela participação na retirada de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza. O Egito é o único ponto de saída da região controlada pelos terroristas do Hamas, já que a fronteira com Israel está fechada desde o início da guerra.
“O apoio do governo do Egito foi fundamental para a repatriação de 115 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza, por meio de três evacuações pela fronteira de Rafah, em 12 de novembro 2023 (32 pessoas), 9 de dezembro de 2023 (47 pessoas), 21 de dezembro 2023 (32 pessoas) e 8 de fevereiro de 2024 (4 pessoas), que seguiram para o Cairo antes de embarcarem para o Brasil”, informou o Itamaraty.
Ainda na quinta, estão previstas assinaturas de atos bilaterais, um almoço oficial e declaração de ambos os chefes de Estado à imprensa.
Além de Lula, integram a comitiva do Brasil no Egito a primeira-dama Janja; o chanceler Mauro Vieira; o assessor especial de Lula Celso Amorim; e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)