Em Manaus, David Almeida vence eleição após pleito marcado por isolamento do governador
Candidato do Avante é reeleito contra oponente apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi reeleito neste domingo. Após 100% das urnas apuradas, Almeida teve 54,60% (576.171) dos votos contra 45,40% (479.297) de seu concorrente, o deputado federal bolsonarista capital Alberto Neto (PL).
As eleições em Manaus foram uma das mais apertadas da história da capital do Amazonas e marcada pelo isolamento completo do governador do Estado, Wilson Lima. O chefe do Poder Executivo virou, durante o segundo turno, uma espécie de ‘persona non grata’ principalmente após a derrota de seu principal aliado no primeiro turno, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cidade. Cidade ficou apenas na quarta colocação no primeiro turno com 17% dos votos.
A disputa de segundo turno em Manaus também virou uma briga entre dois seguimentos da direita: a bolsonarista, representada por Alberto Neto, e a centrista, representada por Almeida.
Almeida teve o apoio de integrantes da base governo Lula no Congresso Nacional, como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). Apesar disso, o chefe de Poder Executivo manauara se declarou como candidato conservador e afastou qualquer vínculo com a esquerda. Durante seus programas eleitorais, por exemplo, Almeida apostou em depoimentos de líderes religiosos evangélicos.
O PT declarou neutralidade no segundo turno.
Já Alberto Neto teve o apoio irrestrito de Jair Bolsonaro, embora o atual prefeito tenha declarado voto no ex-presidente durante a campanha de 2022.
Durante ato de campanha de Alberto Neto, na reta final das eleições, o ex-presidente ignorou o apoio do chefe de Poder Executivo da capital amazonense em 2022 e disse que Manaus poderia “ir para o buraco” caso Almeida fosse eleito.
Apesar disso, o prefeito manauara evitou criticar o ex-presidente justamente para evitar perder os votos dos eleitores da direita amazonense.
“Ele (Bolsonaro) não mora aqui, ele não vota aqui. Ele não sabe a realidade daqui. O Bolsonaro está acompanhado de pessoas que não gostam de mim”, chegou a declarar o prefeito, apesar dos ataques.
Quem é David Almeida?
David Antonio Abisai Pereira de Almeida é natural de Manaus (AM). Bacharel em Direito, tem 55 anos e iniciou sua carreira política aos 27. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos: 2006, 2010 e 2014. Durante o biênio 2017/2018, enquanto presidia a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, assumiu interinamente o governo estadual após a cassação de José Melo de Oliveira e de seu vice pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)