Em João Pessoa, prefeito é reeleito após derrotar ex-ministro de Bolsonaro
Cícero Lucena também conseguiu atenuar o desgaste político após o indiciamento de sua esposa, Lauremília Lucena, por suspeita de interferir nas eleições
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), foi reeleito neste domingo após derrotar o ex-ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro Marcelo Queiroga.
Com mais de 120 mil votos de diferença, Lucena teve 63,91% (258.727) dos votos contra 36,09% (146.129) dos votos do ex-ministro bolsonarista.
Além de ter derrotado um candidato do PL, o prefeito já havia despachado o deputado estadual Luciano Cartaxo, do PT, no primeiro turno. Ele ficou em terceiro na etapa inicial do pleito. Após ficar de fora do segundo turno, Cartaxo ignorou a orientação da direção nacional da sigla e manteve a neutralidade na reta final das eleições na capital da Paraíba.
Lucena não somente derrotou os candidatos de Lula e de Jair Bolsonaro como também conseguiu sobreviver ao desgaste político provocado pela prisão e indiciamento pela Polícia Federal de sua esposa, Lauremília Lucena, acusada de ter tentado interferir nas eleições. O indiciamento de Lauremília ocorreu em 17 de outubro, já no segundo turno.
Ela e outras onze pessoas foram indiciadas pela PF, entre as quais Janine Lucena, filha do prefeito. Janine e Lauremília foram indiciadas por crime eleitoral, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A primeira-dama foi presa preventivamente em 28 de setembro, às vésperas do primeiro turno.
Na decisão que autorizou a prisão da primeira-dama, a juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho declarou que a esposa de Cícero Lucena e sua secretária Tereza Cristina teriam participação em um esquema em acordo com uma facção criminosa para tentar influenciar nas eleições deste ano. A família Lucena negou qualquer indício de irregularidade.
Quem é Cícero Lucena?
Cícero Lucena Filho (PP) é natural de São José de Piranhas (PB). Empresário da construção civil, tem 67 anos e iniciou a sua carreira política aos 33 anos, quando foi escolhido para concorrer como vice-governador do PMDB na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima. A chapa venceu a eleição no 2º turno. Em 1994, Cícero Lucena assumiu o governo da Paraíba após o afastamento de Cunha Lima, sendo o governador mais jovem do estado, com 37 anos. Teve dois mandatos consecutivos entre 1997 e 2005. Foi senador em 2007 e 2015. Em 2020, foi novamente eleito prefeito de João Pessoa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)