Em discurso de retorno à Celac, petista fala em “tentações autoritárias”
Ao discursar durante a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) Lula (PT) afirmou que "tentações autoritárias" desafiam a democracia nos países do Cone Sul. O petista ainda citou os “atos antidemocráticos...
Ao discursar durante a 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) Lula (PT) afirmou que “tentações autoritárias” desafiam a democracia nos países do Cone Sul. O petista ainda citou os “atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília” no dia 8 de janeiro e defendeu a integração e a construção de estratégias comuns de desenvolvimento.
“A maior parte desses desafios, como sabemos, é de natureza global, e exige respostas coletivas. Não queremos importar para a região rivalidades e problemas particulares. Ao contrário, queremos ser parte das soluções para os desafios que são de todos”.
A Cúpula acontece na Argentina, nesta terça-feira (24). Estão reunidos representantes de 33 países da região latino-americana e caribenha. O Brasil havia deixado o bloco em 2020, por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Desde a redemocratização nos empenhamos com afinco e com sentido de missão em prol da integração regional e na consolidação de uma região pacífica, baseada em relações marcadas pelo diálogo e pela cooperação. A exceção lamentável foram os anos recentes, quando meu antecessor tomou a inexplicável decisão de retirar o Brasil da CELAC”, disse Lula.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)