04.01.2023
Em discurso, Alckmin defende ‘reindustrialização’ do Brasil
Em seu discurso de posse como ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (foto) disse que o atual governo tomou uma decisão acertada ao recriar a pasta e que a "reconstrução" da pasta reverte "quatro anos de descaso"...
Em seu discurso de posse como ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (foto) disse que o atual governo tomou uma decisão acertada ao recriar a pasta e que a “reconstrução” da pasta reverte “quatro anos de descaso.”
Durante a posse, o ministro ainda defendeu a urgência da reindustrialização do país para um desenvolvimento sustentável. “Não são tarefas episódicas, mas uma obra de todo o governo”, afirmou.
Uma das estratégias para essa “reindustrialização” é a criação do Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial (CNDI). Ele também informou que o MDIC terá sob seu guarda-chuva a Apex e trabalhará de forma conjunta com o BNDES.
Assim, Alckmin indica que vai ter o banco como parceiro no financiamento público para promoção de melhorias na indústria.
“Lula, com acerto, determinou a recriação do MDIC, como uma medida fundamental para o Brasil retomar o caminho do seu desenvolvimento, como já ocorreu em seus governos bem sucedidos”, disse o vice-presidente e agora ministro.
Ele garantiu que o Brasil será grande protagonista no processo de ‘descarbonização’ da economia global e anunciou a criação da Secretaria de Indústria Verde, que trabalhará em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
“O diálogo com todo setor privado brasileiro será fundamental”, afirmou Alckmin.
Assista: