Em Campo Grande, Adriane Lopes vence a única disputa entre mulheres das capitais
Com 99,03% das urnas apuradas, Adriane venceu com 51,46% dos votos contra 48,54% de sua adversária, Rose Modesto
Em Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP), venceu a única disputa genuinamente feminina nas capitais brasileiras durante o segundo turno das eleições de 2024.
Com 99,03% das urnas apuradas, Adriane venceu com 51,46% dos votos contra 48,54% de sua adversária, Rose Modesto. O TSE divulgou que a eleição está, matematicamente, definida.
As mulheres foram para o segundo turno em outras seis capitais: Curitiba (Cristina Graeml – PMB), Porto Alegre (Maria do Rosário – PT), Aracaju (Emília Correa – PL), Natal (Natália Bonavides – PT), Palmas (Janad Valcari – PL) e Porto Velho (Mariana Carvalho – União). Mas apenas em Campo Grande duas disputaram o segundo turno, um feito inédito na capital do Mato Grosso do Sul.
Apesar de um segundo turno genuinamente feminino em Campo Grande, isso não representa, necessariamente, um avanço substancial em candidaturas competitivas de mulheres nas capitais nos últimos anos. Nas últimas três eleições municipais, 2020, 2016 e 2012, apenas uma mulher foi eleita prefeita de capital.
A disputa de segundo turno na capital do Mato Grosso do Sul foi uma briga do Centrão contra o Centrão. A prefeita de Campo Grande contou com o apoio do atual governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), e também da ex-ministra de Agricultura Tereza Cristina (PP), apontada por integrantes do bolsonarismo como uma futura candidata à Presidência da República.
Já Rose Modesto teve o apoio de integrantes do PSD de Gilberto Kassab, como o ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT). Trad é vereador de Campo Grande.
Quem é Adriane Lopes?
Adriane Lopes tem 48 anos e é natural de Grandes Rios (PR). É formada em Direito e fez pós-graduação em Administração Pública e Gestão Municipal. Nas Eleições 2024, concorre pela coligação Sem Medo de Fazer o Certo, composta do Partido Progressistas (PP), Avante e Partido da Renovação Democrática (PRD). Já foi vice-prefeita de Campo Grande, cargo para o qual foi eleita em 2016. Em 2020, foi eleita prefeita de Campo Grande.
Quem é Rose Modesto?
Rose Modesto tem 46 anos e é natural de Fátima do Sul (MS). É professora e concorre pela coligação Unidos Por Campo Grande, formada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo União Brasil (União). Em 2008, foi eleita vereadora por Campo Grande, tendo sido reeleita em 2012. Em 2015, ocupou o cargo de vice-governadora do Mato Grosso do Sul. Em 2018, foi eleita deputada federal. Já concorreu aos cargos de prefeita e de governadora, em 2016 e em 2022, não tendo sido eleita.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)