Em Belém, família Barbalho mostra força e elege Igor Normando
Ex-secretário estadual contou com apoio do governador Helder Barbalho, que detém um dos melhores índices de avaliação em todo o Brasil
O ex-secretário estadual Igor Normando (MDB) foi eleito prefeito de Belém em uma disputa contra o bolsonarista delegado Eder Mauro (PL), que tentou pela segunda vez sem sucesso comandar a capital do Pará.
Após 100% das urnas apuradas, Normando teve 56,36% (421.485) dos votos contra 43,64% (326.411) de seu concorrente.
A vitória de Normando representa uma vitória do grupo político de Helder Barbalho (MDB), governador do estado e filho do senador Jader Barbalho (MDB). Foi essencial para a vitória de Igor Normando o seu vínculo com o governador, do qual é primo. Helder é avaliado positivamente por 67% da população paraense. Segundo dados da Quaest, 24% dos paraenses acham o seu governo regular e apenas 8% consideram o governo do emedebista ruim.
Se Normando tinha o apoio do governador, Eder explorou a máximo a imagem de Jair Bolsonaro durante a campanha.
Em julho, o ex-presidente esteve em Belém para lançar a pré-candidatura do aliado. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira também estiveram na capital paraense em atos de apoio ao deputado federal bolsonarista.
No segundo turno, inclusive, Michelle gravou uma dancinha no tik tok para tentar impulsionar a candidatura do aliado: “Éder Mauro é meu prefeito, é 22”, escreveu Michelle em suas contas nas redes sociais.
No segundo turno, um dos maiores desafios de Eder era justamente atenuar sua rejeição pelas suas posições consideradas radicais no Congresso Nacional. Ele mesmo reconheceu isso no início do segundo turno.
“Eu sou de direita, eu sou conservador. Sim, sou. Mas aqui não é a direita nem o conservadorismo que está em jogo”, disse ele, ao tentar atrair eleitores de centro, mas sem sucesso.
Biografia de Igor Normando
Igor Wander Centeno Normando (MDB) é natural de Belém (PA). Tem 36 anos e começou sua trajetória política aos 24, quando foi eleito vereador da capital paraense em 2012, sendo reeleito em 2016. É deputado estadual e está em seu segundo mandato consecutivo. Começou sua militância política aos 15 anos, tendo sido presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes). Em 2008, foi vice-presidente do Estudantes do Pará e eleito dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)