Elmar Nascimento isolado dentro do próprio partido
O candidato à presidência da Câmara é alvo da persuasão de colegas de partido, que querem sua desistência. O presidente do União Brasil pretende seguir Lira no apoio a Hugo Motta
Nos bastidores, líderes do União Brasil têm se mobilizado para oficializar, até esta quinta-feira, 31, o apoio ao nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) como candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Após a confirmação do apoio do presidente Arthur Lira (Progressistas-AL) ao nome de Hugo Motta (Republicanos- PB), o presidente do partido Antonio Rueda teria desistido de avançar com candidatura própria da Legenda em sinal de lealdade ao alagoano.
Embora o partido tenha inicialmente defendido o deputado Elmar Nascimento (União-BA) para a disputa, membros da cúpula estão em esforço conjunto para persuadi-lo a abrir mão da candidatura.
A leitura interna é de que Motta, já respaldado pelo PP e pelo próprio presidente da Câmara, é amplamente favorito na corrida pelo comando da Casa. Enfrentá-lo, avaliam, significaria um isolamento do União Brasil nos espaços de poder.
Alguns dirigentes da sigla têm, inclusive, estabelecido diálogo com Motta para alinhar um possível acordo, enquanto tentam, nesta noite, dissuadir Elmar de continuar na disputa.
Elmar era, a princípio, o nome de Lira para a presidência, mas essa dinâmica mudou quando o chefe da Casa concluiu que Motta demonstra maior habilidade em unir diferentes grupos. O deputado baiano vinha buscando alianças com o líder do PSD, Antônio Brito (BA), e tentava consolidar um bloco com partidos da base governista. No entanto, sem a adesão do PT e MDB, essa articulação perdeu força.
O movimento do União Brasil, entretanto, é uma decisão independente, sem uma negociação formal com o PSD, e também busca garantir um espaço mais relevante na Casa em relação ao partido de Gilberto Kassab.
Nesta quarta-feira, 30, Hugo Motta foi recebido por partidos de diferentes frentes. PT e MDB já se comprometeram com o candidato. O PL deve anuncia ainda nesta quarta-feira o apoio ao paraibano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)